1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Logo do Firefox

 

Se é utilizador do Firefox, em breve poderá começar a verificar algumas mudanças na forma como realiza downloads pela Internet.

 

Seguindo os passos de outros navegadores, como o Chrome, o Firefox vai integrar agora uma nova alteração pensada na segurança dos utilizadores, bloqueando os downloads que sejam feitos de fontes inseguras.

Neste caso, não se trata de fontes que possam ter malware, mas sim de quando o download de um determinado conteúdo é realizado a partir de um site em HTTPS, mas o conteúdo a descarregar encontra-se noutro local em HTTP.

 

Esta medida vai começar a ser aplicada em todos os downloads feitos pelo navegador em breve, possivelmente na próxima versão do Firefox 92, que se encontra previsto de ser lançado a 7 de Setembro de 2021.

 

Numa primeira fase, o navegador deverá começar por apresentar apenas um alerta aos utilizadores, informando que o download está a ser feito de fontes inseguras. A ação de descarga necessita ainda de ser confirmada pelo utilizador neste caso.

No entanto, no futuro, o download deverá ser bloqueado por completo quando feito de fontes não-HTTPS.

 

De acordo com os dados da Mozilla, 98.5% de todos os downloads feitos pelo Firefox são atualmente em ligações HTTPS, portanto esta medida terá um volume consideravelmente baixo de impacto para os utilizadores no dia a dia.

De relembrar também que esta funcionalidade é algo que a Google já aplica quase desde o Chrome 86.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech