1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google Chrome logo colorido

 

Nos dias de hoje é praticamente indispensável usar HTTPS nas ligações regulares da Internet. A ideia será fornecer mais segurança no acesso a plataformas online – e a maioria dos navegadores agora alertam quando os utilizadores acedem a sites considerados como "inseguros" – sem HTTPS.

 

No entanto, o Chrome ainda permite que os utilizadores realizem o download de ficheiros de fontes em http. Isso pode vir a mudar em breve, já que a Google encontra-se a alterar a forma como os downloads podem ser feitos dentro do navegador, e brevemente poderá permitir apenas fontes seguras para os mesmos.

 

Ou seja, em futuras versões do Chrome, os downloads que sejam feitos da internet necessitam de ser também originários de fontes HTTPS, sendo que os iniciados por fontes em http vão ser bloqueados. O navegador tenta primeiro realizar o "upgrade" para uma ligação segura, antes de iniciar o download. Caso tal não seja possível, então o mesmo será inteiramente bloqueado.

 

De notar também que o download pode ser bloqueado caso o utilizador comece o download a partir de uma fonte segura, seja redirecionado para uma fonte insegura e depois a descarga efetiva comece de uma fonte segura novamente.

 

A ideia será a mesma que existe atualmente para as ligações em sites e páginas pela internet, fornecendo mais segurança para o download de informação. Por si só, o HTTPS não garante total segurança na web, mas oferece uma camada extra de encriptação dos dados que é certamente melhor do que nada.

 

Obviamente, os utilizadores ainda poderão continuar o download da fonte insegura, caso assim o pretendam. No entanto, cabe aos utilizadores manualmente confirmarem que pretendem realizar essa descarga, sendo que a mesma não é automaticamente iniciada pelo navegador.

 

Espera-se que a novidade venha a surgir sobre a versão do Chrome 111, prevista de lançamento para Março de 2023.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech