1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

OneNote com malware escondido

 

Um esquema que tinha vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos tempos explorava uma falha do Microsoft OneNote, e começou a ser mais usado depois de a Microsoft ter bloqueado as macros de ficheiros do Office – um dos meios mais usuais de realizar ataques.

 

Agora a empresa encontra-se a aplicar algumas medidas que, caso corra bem, podem ajudar os utilizadores a evitar ataques usando ficheiros do OneNote. De acordo com a empresa, o OneNote vai começar a bloquear a execução de determinados ficheiros, conhecidos por serem usados como distribuição de malware.

 

O ataque ocorre quando os atacantes enviam um ficheiro do OneDrive, criado especificamente para ocultar alguns conteúdos maliciosos como parte do design do mesmo – o utilizador pode, por exemplo, estar a pensar que se encontra a carregar num botão quando está na realidade a carregar em ficheiros de script ou outros.

 

Esses ficheiros são anexados dentro dos conteúdos do OneDrive, o que permite levar a cabo o ataque. No entanto, a Microsoft confirmou recentemente que vai começar a bloquear algumas extensões de ficheiros de serem colocadas em documentos do programa.

Da lista fazem parte as extensões: .ade, .adp, .app, .application, .appref-ms, .asp, .aspx, .asx, .bas, .bat, .bgi, .cab, .cer, .chm, .cmd, .cnt, .com, .cpl, .crt, .csh, .der, .diagcab, .exe, .fxp, .gadget, .grp, .hlp, .hpj, .hta, .htc, .inf, .ins, .iso, .isp, .its, .jar, .jnlp, .js, .jse, .ksh, .lnk, .mad, .maf, .mag, .mam, .maq, .mar, .mas, .mat, .mau, .mav, .maw, .mcf, .mda, .mdb, .mde, .mdt, .mdw, .mdz, .msc, .msh, .msh1, .msh2, .mshxml, .msh1xml, .msh2xml, .msi, .msp, .mst, .msu, .ops, .osd, .pcd, .pif, .pl, .plg, .prf, .prg, .printerexport, .ps1, .ps1xml, .ps2, .ps2xml, .psc1, .psc2, .psd1, .psdm1, .pst, .py, .pyc, .pyo, .pyw, .pyz, .pyzw, .reg, .scf, .scr, .sct, .shb, .shs, .theme, .tmp, .url, .vb, .vbe, .vbp, .vbs, .vhd, .vhdx, .vsmacros, .vsw, .webpnp, .website, .ws, .wsc, .wsf, .wsh, .xbap, .xll, .xnk

 

Anteriormente, os utilizadores que tentassem abrir as extensões recebiam uma mensagem de alerta a indicar da possibilidade de se tratar de conteúdo malicioso, mas uma grande maioria ignorava a mesma e ainda continuava com o processo. Agora essa medida vai ser totalmente bloqueada.

 

Onenote com conteúdos proibidos

 

A nova atualização com este bloqueio de extensões deve começar a ser fornecida aos utilizadores entre finais de Abril e inícios de Maio, e deve chegar a todos os locais onde o OneNote se encontre, exceto a versão web, para Windows 10, Mac ou no Android e iOS.

 

Os administradores do sistema, caso pretendam, podem marcar algumas extensões para ainda serem permitidas – mas isto deve ser feito manualmente e tendo em conta que a permissão pode elevar o risco de ataques, sobretudo em sistemas partilhados ou usados por funcionários da organização.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech