1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Logo do Windows 11

 

A Microsoft encontra-se a continuar o desenvolvimento do Windows 11, e sobretudo em realizar alterações para tornar o sistema consideravelmente mais seguro para os utilizadores. No que será uma das primeiras grandes medidas para 2023, o sistema vai agora começar a bloquear ligações SMB inseguras ou de convidados.

 

Esta medida vai afetar, sobretudo, os utilizadores que ainda estejam a usar protocolos antigos de partilha em SMB, e sem uma proteção adequada. As alterações não são propriamente novas, tendo em conta que a empresa até já as tinha aplicado em algumas versões do Windows 10, mas agora chega também aos utilizadores do Windows 11 Pro.

 

Os clientes SMB2 e SMB3 vão deixar de permitir ligações de convidado sem algum género de proteção associada. Esta medida será realizada no sentido de proteger os utilizadores de potenciais ataques – ao longo dos anos este protocolo tem vindo a ser usado para variados ataques, tanto que o Windows começou a remover o suporte para versões mais antigas e inseguras faz já alguns anos.

 

A empresa sublinha que, ao ser permitido o acesso de convidados via SMB, os utilizadores encontram-se a colocar os seus sistemas em risco de ataques. Obviamente, uma das formas mais simples de contornar este problema passa por adicionar o sistema de autenticação e encriptação dos conteúdos para o SMB, que deverá voltar a permitir a partilha.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech