A Google encontra-se a disponibilizar uma nova funcionalidade para o Google Chrome, que irá começar a bloquear publicidade que esteja a ocupar demasiados recursos do sistema durante o carregamento dos websites.
Esta funcionalidade tinha vindo a ser testada nos últimos meses, e parece que a empresa está agora preparada para a disponibilizar a todos. O objetivo da mesma passa por limitar o carregamento de anúncios publicitários que tenham um peso considerável a nível de recursos nos sistemas – e que possam afetar não apenas a autonomia da bateria mas também os dados dos utilizadores, útil sobretudo em ligações móveis.
A Google refere que a publicidade será automaticamente bloqueada se:
- Demorar mais de 60 segundos a carregar no total
- Utilizar os recursos do sistema por mais de 15 segundos a cada 30 segundos
- Utilizar mais do que 4MB de tamanho total na rede
De acordo com os dados da Google, estas regras devem ter um reduzido impacto a nível do carregamento de publicidade, com apenas 0.3% da publicidade online a ser afetada. No entanto, serão uma ajuda bem vinda sobretudo para websites que tenham conteúdo publicitário abusivo em segundo plano.
Esta funcionalidade vai ainda impedir a publicidade de realizar tarefas no sistema que sejam intensivas a nível de recursos, como a codificação de vídeos ou uso de CPU.
A funcionalidade deverá ser ativada por padrão em todas as instalações do Chrome 85 durante o mês de Setembro, e de forma gradual.
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