1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook em computador

 

O Facebook é uma das plataformas sociais mais estudadas para os mais variados fins, e em alguns casos a própria rede social fornece dados para os investigadores sobre a sua plataforma. No entanto, quem tenha usado estes dados nos últimos meses ou até anos, pode ter o seu trabalho seriamente prejudicado.

 

Isto porque, de acordo com o The New York Times, o Facebook terá estado a fornecer informações incorretas ou incompletas aos investigadores sobre os dados da plataforma. Nos últimos anos o Facebook tem permitido a investigadores analisarem dados sobre a divulgação de campanhas de desinformação na rede social.

A informação da rede social indicava que estes dados seriam focados em transparência para a comunidade de investigação, e permitiam analisar a interação dos utilizadores com conteúdos de desinformação partilhados na rede social.

 

No entanto, foi descoberto que os dados que estariam a ser divulgados pelo Facebook poderiam não dizer respeito a todos os utilizadores da plataforma, mas sim apenas a uma pequena parte e residente nos EUA. Além disso, a informação sobre a interação fornecida pela rede social diz respeito apenas aos utilizadores que mais interagem com conteúdo político, e não ao conjunto por inteiro de utilizadores que interagiram.

 

Em comunicado, o Facebook lamenta o lapso no fornecimento dos dados, alegando que irá corrigir o erro para garantir que a informação é corretamente apresentada. No entanto o problema já estará causado, tendo em conta que investigadores que estavam a usar os dados fornecidos pela rede social necessitam agora de reformular por completo as suas pesquisas para terem dados concretos e realistas sobre o que estaria a ser estudado.

 

Um porta-voz da rede social afirma que a falha terá ocorrido devido a um erro técnico no fornecimento e recolha dos dados pela rede social, e que a plataforma se encontra a fazer os possíveis para o corrigir o mais rapidamente possível.

 

Alguns investigadores afirmam que os seus projetos podem ter sido totalmente destruídos com os dados incorretos que a plataforma forneceu, já que essa informação pode não ser verídica face ao que a rede social realmente verifica.

 

Este problema não surge numa das melhores alturas para a rede social, que de forma recente também tem vindo a ser acusada de dificultar o acesso a dados para análise por parte dos investigadores. Em Agosto a plataforma desativou os perfis de um conjunto de investigadores que se encontravam a analisar a possível desinformação em campanhas politicas na plataforma, alegando que a investigação estaria a recolher dados de forma imprópria na rede social.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech