1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google em app smartphone

 

A Coreia do Sul é a mais recente “pedra no sapato” para a Google. Depois de recentemente ter sido aprovada uma legislação que vai obrigar as lojas de aplicações a permitirem sistemas de pagamentos in-app alternativos, agora as autoridades locais aplicaram mais uma pesada multa contra a Google.

 

Desta vez a Korea Fair Trade Commission (KFTC) revelou uma nova multa contra a Google no valor de 177 milhões de dólares, por abuso de posição dominante da empresa no mercado dos smartphones através do uso do Android.

 

Em causa encontra-se o facto que a Google cria acordos com os principais fabricantes de smartphones, não permitindo que os mesmos lancem dispositivos com versões personalizadas do Android. Para um dispositivo ser aceite dentro dos termos da Google, e assim poder ser certificado para usar a Play Store e serviços da Google, este deve contar com uma versão nativa do Android.

 

A Google cria um acordo com os principais fabricantes para evitar que os mesmos possam usar versões personalizadas do Android nos seus dispositivos, basicamente obrigando a que o Android tenha de ser usado. A investigação deu como exemplo um caso com a Samsung, onde a empresa estaria a ponderar lançar um smartwatch em 2013 com uma adaptação do Android, mas não o pode realizar devido ao acordo com a Google.

 

Face a isto, as autoridades consideraram que a empresa estaria a abusar da sua posição no mercado dos smartphones, forçando os fabricantes a usarem o Android nos seus dispositivos. A Google já respondeu a esta acusação, indicando que vai recorrer da mesma.

 

Esta medida não surge numa das melhores alturas para a empresa, que se encontra a enfrentar vários problemas também na Coreia do Sul depois de ter sido aprovada a lei que permite o uso de plataformas externas para compras in-app, evitando assim que seja necessário o uso do sistema da Google – com a respetiva comissão para a empresa de 30% em todos os pagamentos feitos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech