Começam hoje as primeiras simulações para o que pode vir a ser o futuro dos seres humanos em Marte. Por parte da AMADEE, vai-se realizar nas próximas semanas uma experiência de isolamento e atividades em Israel, focada em simular o que os humanos podem encontrar em Marte.
O programa AMADEE-20 Mars coloca seis membros - cinco homens e uma mulher - isolados durante um mês numa infraestrutura com 1300 metros quadrados, onde serão realizadas experiências sobre como os seres humanos poderão sobreviver em Marte.
A experiência foca-se em realizar atividades dentro e fora da cúpula, usando materiais como os que poderiam ser utilizados em futuras explorações em Marte por seres humanos. Os participantes vão estar completamente isolados num ambiente que é similar ao das condições em Marte.
O único contacto que será feito é entre a estrutura onde os membros se encontram e a equipa de controlo, e até mesmo esse contacto será simulado, contando com um atraso de 10 minutos - idêntico ao tempo que demoram as comunicações entre Marte e Terra.
Obviamente, alguns elementos serão monitorizados em tempo real, como é o caso dos sinais vitais e transmissões de vídeo realizadas da equipa, para avaliar como se integram os participantes.
O progresso pode ser verificado todos os dias no site da entidade, acessível neste link.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!