Que o ransomware tem vindo a ser um método de infetar sistemas bastante popular não é novidade, mas existem notícias menos boas para quem usa sistemas Windows, ou até para a Microsoft.
De acordo com a empresa VirusTotal, da Google e bem reconhecida pelo seu destaque no mercado da segurança online, cerca de 95% do ransomware detetado pela plataforma é focado em sistemas que estejam com o sistema Windows.
A VirusTotal possui um sistema online de análise de ficheiros, que é bastante usado por investigadores de segurança para identificar ameaças sobre diferentes motores de pesquisa de vírus. Além disso, conta ainda com ferramentas úteis para analisar a origem de ficheiros ou relações dos mesmos, de forma bastante detalhada.
Os dados foram retirados de mais de dois milhões de ficheiros enviados na plataforma, ao longo de 2020 e 2021, respeitante a 232 países diferentes. De todos os ficheiros que se enquadram na categoria de ransomware, pelo menos 93.28% correspondem a ficheiros executáveis do Windows, sendo que 2% são ficheiros DLL.
Obviamente, isto não será propriamente uma surpresa, tendo em conta que Windows é um dos sistemas operativos mais utilizados a nível mundial, e, portanto, o foco de muitos criadores de malware. Ultimamente temos verificado mais ransomware focado também em Linux, sobretudo para servidores, mas ainda é no Windows que se encontra um grande foco dos principais ataques e vítimas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!