1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Autocad

 

É costume dizer-se que tempo é dinheiro e que a pressa é a inimiga da perfeição. Para quem trabalha na área da construção, como os engenheiros e os arquitetos, isto é a mais pura verdade, pois tudo é para “ser para ontem” e como sabemos, criar um projeto é bastante demorado e quando criado à pressa podem aparecer os erros que fazem aumentar os custos e atrasos duma obra.

 

Felizmente como a tecnologia existe para ajudar, estes profissionais têm atualmente à disposição vários softwares, que os ajudam não só a otimizar o tempo e a aumentar a produtividade, como também a diminuir os erros.

 

Um dos mais usados é o Autocad, lançado em 1982 pela Autodesk e que sofreu, desde o seu lançamento, 19 atualizações. Inclui uma versão para estudantes e está disponível para Windows, macOS, iOS e Android.

Um outro software muito usado é o Revit, mais recente, criado em 2000 também pela Autodesk, mas apenas disponível para Windows 64-Bit.

 

Para melhor se conhecer cada um destes softwares, convém conhecer as suas características.

 

Autocad

 

É talvez o software para construção mais usado pela sua precisão e qualidade de imagem, que permite mostrar ao cliente o aspeto final e real do projeto visto de diferentes ângulos, efetuar um cálculo exato das quantidades dos materiais a serem utilizados e desta forma reduzir os custos. Para além disto, é possível efetuar as alterações pedidas pelo cliente em tempo real e compatível com vários outros softwares, como o Excel. No Autocad todos os desenhos têm de ser feitos em separado, sendo um pouco mais moroso que o Revit mas os seus comandos são bastante precisos, simples de usar e intuitivos.

 

Revit

 

A utilização deste software permite criar desde o princípio um projeto com todos os elementos complementares incluídos, tais como o sistema elétrico ou hidráulico e pode ser alterado sem a necessidade de ser refeito desde o início. Qualquer projeto poder ser esboçado em 2D e automaticamente é transformado em imagem 3D, com a visualização de diferentes ângulos. É possível também efetuar um cálculo preciso da quantidade e dos materiais necessários e assim reduzir os custos ou alterações nos orçamentos pré estabelecidos. Uma outra caraterística desta aplicação é o facto de todos os dados poderem ser armazenados num só ficheiro, o que permite que vários utilizadores possam trabalhar num mesmo projeto. Comparativamente ao Autocad, os comandos não são tão simples de usar.

 

Com estes softwares, as pranchas de desenho são coisa do passado, a produtividade aumenta porque diminui o tempo necessário para cada projeto e os custos com o papel, borracha e lápis são eliminados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech