1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Niantic lightship

 

Parece que, nos dias de hoje, o metaverso é visto como o futuro da tecnologia, com grandes empresas como a Meta a focarem-se nesse objetivo. E agora chega a vez da Niantic também entrar nesta onda.

 

Criadores do popular “Pokémon Go”, a Niantic revelou que se encontra a desenvolver uma nova plataforma para permitir a construção do que a empresa apelida de “aplicações do mundo real no metaverso”.

Apelidada de Lightship, esta plataforma vai focar-se em permitir que seja possível interligar aplicações do mundo real com o digital, criando novas formas de transformar as apps do metaverso, segundo o CEO da empresa, John Hanke.

 

Hanke afirma que a Lightship será capaz de identificar, em tempo real, todo o ambiente em redor do utilizador, bem como se este se encontra a apontar a câmara do seu dispositivo para o céu ou para o chão, mapear o ambiente em redor, entre outras tarefas. O objetivo passa por usar as tecnologias que a Niantic já aplica nas suas apps atuais, mas baseadas para o metaverso.

 

O Lightship já estaria em desenvolvimento faz algum tempo, mas apenas agora a empresa decidiu começar a fornecer o mesmo para os programadores interessados - sendo que os registos na plataforma estão abertos a partir desta semana. A maioria dos componentes são gratuitos, mas existem alguns modelos pagos para quem pretenda aplicar funcionalidades mais avançadas na construção das suas apps.

 

O objetivo de Lightship passa por demonstrar e marcar o passo para o que o ambiente de realidade aumentada pode fornecer, adotando novas tecnologias que podem, mais tarde, ser implementadas também no metaverso que as grandes empresas parecem estar a focar-se.

 

É importante notar, no entanto, que a ideia da Niantic é ligeiramente diferente da que plataformas como a Meta possuem. Enquanto que Mark Zuckerberg pretende um metaverso onde se possa substituir o mundo real por atividades digitais, a Niantic pretende criar um ambiente onde o mundo real e o digital estejam interligados, e os utilizadores participem em ambos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech