1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Instagram app em smartphone

 

Não é todos os dias que um engano numa plataforma faz com que o CEO da mesma seja considerado como “falecido”... mas foi exatamente isso que aconteceu no Instagram.

 

Adam Mosseri, CEO do Instagram, esteve recentemente com a sua conta bloqueada na sua própria plataforma, depois de alguém ter conseguido reportar o mesmo como uma conta de memorial, normalmente associadas com pessoas que faleceram.

 

Quando uma conta passa para o estado de “Memorial”, os conteúdos enviados na mesma ainda continuam acessíveis, mas a conta é considerada como inativa, e deixa de ser possível usar a mesma, ficando esta bloqueada.

 

De acordo com o portal Vice, no entanto, este sistema está aberto para abusos. A forma de o Instagram identificar uma conta como memorial, quando tal não acontece porque algum familiar direto o coloca como tal, passa por outros utilizadores reportarem a conta como pertencente a alguém que já faleceu.

 

conta do diretor do Instagram como memorial

 

Ao que parece, um utilizador conhecido apenas como “Syenrai” terá conseguido enviar notificações suficientes para o Instagram considerar a conta do seu próprio “chefe” como falecido, colocando a mesma em formato de memorial e bloqueando o acesso.

Ao reportar um perfil, o Instagram pode pedir o certificado de obituário da pessoa em questão, para validar se realmente se encontra falecida. Neste caso, “Syenrai” terá fornecido um documento falso, mas que foi suficiente para que a conta de Mosseri fosse considerada como memorial.

 

O Instagram já confirmou que a conta esteve efetivamente como memorial no passado mês de Setembro, mas que a situação foi rapidamente resolvida. No entanto, segundo Syenrai, este género de ataques pode afetar praticamente qualquer outro utilizador da plataforma, que pode não ter a mesma capacidade de resposta que o “chefe” do Instagram.

 

Isto é ainda mais grave quando este género de “serviços” são muitas vezes fornecidos como forma de bloquear o acesso a uma conta de alguém. Pela Dark web é possível encontrar vários serviços que prometem bloquear o acesso a contas do Instagram, e este é um dos métodos que pode ser usado para tal, muitas vezes com sucesso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech