1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android spyware

 

Se utiliza a AppGallery da Huawei para instalar algumas das suas apps ou jogos, talvez seja melhor verificar se não possui uma das 190 aplicações recentemente descobertas na loja como parte de uma campanha de malware.

 

Os investigadores da empresa de segurança Dr.Web AV revelaram recentemente a descoberta de dezenas de aplicações maliciosas na AppGallery da Huawei, a loja de aplicações dedicada da empresa, e presente em todos os dispositivos Huawei. As aplicações fariam parte de uma campanha de malware, focada em roubar dados sensíveis dos dispositivos, e acredita-se que pode ter infetado mais de 9 milhões de dispositivos Android.

 

Segundo os investigadores, as apps faziam-se passar por diversos jogos e de diferentes formatos, sendo que, uma vez instaladas, requeriam permissões para várias tarefas no sistema - como a leitura de contactos, gestão de chamadas, entre outras.

No entanto, para mascarar as atividades maliciosas, todas as aplicações forneciam também as funcionalidades que prometiam, o que levava a que os utilizadores não verificassem nada “estranho”.

 

permissões do malware no android

 

No total foram identificadas 190 aplicações contendo o malware. Uma vez instaladas nos dispositivos, o malware procedia com a recolha de dados sensíveis do mesmo, como os contactos, senhas guardadas no navegador, entre outros detalhes. Além disso, este possuía também a capacidade de descarregar outras aplicações e outro malware para o sistema, aumentando assim o potencial de ataque.

 

Se possui alguma das apps listadas, o recomendado será que proceda com o imediato reset do dispositivo e garanta que todos os seus dados estão seguros - a atualização das senhas de acesso a alguns dos serviços críticos será também recomendada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech