1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 disco SSD

 

O Windows 11 tem vindo a contar com a sua (longa) lista de bugs e falhas desde o lançamento. Apesar de a Microsoft ter vindo a esforçar-se para corrigir a grande maioria, parece que ainda estão a ser descobertos novos problemas...

 

Os mais recentes parecem estar associados com os discos SSD, e afetam sobretudo que tenha discos SSD NVMe de elevado desempenho. A partir do Reddit vários utilizadores confirmaram que, comparativamente ao Windows 10, a mais recente versão do sistema operativo da Microsoft parece estar a reduzir drasticamente a velocidade dos discos.

 

Num teste feito pelo utilizador “MahtiDruidi” no Reddit, comparando a velocidade de um disco SSD NVMe no Windows 10 21H1 e no Windows 11 na versão 22000.176, pode-se chegar à conclusão que a velocidade de leitura/escrita é drasticamente afetada – quase para metade em alguns testes.

 

Teste de benchmark ssd windows 11

 

Não apenas a velocidade dos discos é mais lenta, mas a latência dos mesmos também é consideravelmente mais elevada, levando a que os utilizadores não estejam a tirar total proveito dos discos que possuem nos seus sistemas. Este problema, curiosamente, apenas parece afetar os discos NVMe com mais desempenho – e não os discos SSD SATA.

 

Até ao momento a Microsoft ainda não confirmou oficialmente a existência de nenhum problema, mas a empresa já deverá estar a analisar a situação, uma vez que as versões mais recentes do Windows 11 no programa Insider parecem ter melhorias no desempenho para estes discos – embora as velocidades ainda sejam inferiores ao que se obtinha no Windows 10.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech