Se instalou a mais recente atualização do Windows 11 para o sistema, conhecida como o Patch Tuesday, é possível que o desempenho do mesmo tenha sido afetado. Mais concretamente a nível do desempenho dos discos SSD.
Ao que parece, vários relatos confirmam que a atualização parece encontrar-se a prejudicar o desempenho dos discos SSD, afetando a velocidade de leitura e escrita de dados nos mesmos.
A partir do Reddit, vários utilizadores confirmam que a mais recente atualização do Windows 11 parece encontrar-se a afetar negativamente a velocidade dos discos. Um dos utilizadores afirma que a velocidade do disco passou de 7000 MB/s para uns meros 3000 MB/s, com o restauro da normalidade ao ser removida a atualização mais recente do sistema.
Existem também outros utilizadores que, depois de instalarem a atualização, apontam que o sistema se encontra consideravelmente mais "lento" e com falhas no desempenho, que não aconteciam antes da mesma ter sido fornecida.
O utilizador "Mrbigdog99" demonstrou melhor a perda de desempenho com um teste feito sob a aplicação CrystalDiskMark, onde se confirma a perda de desempenho face ao antes e depois da atualização do Windows 11 ser instalada.
Como se pode verificar na imagem, as quebras de desempenho parecem verificar-se mais nas tarefas de escrita sequencial, com valores consideravelmente mais reduzidos face ao que se encontrava anteriormente, e sem justificação para além do facto da atualização ter sido instalada.
De notar que, até ao momento, não existe uma confirmação oficial da Microsoft para o problema. Os utilizadores que estejam a ser afetados pela mesma podem optar por remover a atualização, e evitar que a mesma seja instalada. No entanto, é importante relembrar que esta não seria a primeira vez que o Windows 11 passa por problemas de desempenho afetado após uma atualização – ainda mais a nível da velocidade de escrita no disco.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!