Os utilizadores do Google Fit acabam de receber uma nova funcionalidade na aplicação para os seus dispositivos da Apple. Uma nova versão do Google Fit para iPhone agora passa a contar com a capacidade de medir a pulsação e respiração dos utilizadores usando a própria câmara do dispositivo.
Esta nova funcionalidade já se encontrava disponível para os utilizadores da aplicação no Android, mas agora encontra-se também disponível para os utilizadores no iOS, permitindo assim que se possa realizar medições rápidas usando apenas a câmara do mesmo. Esta dispensa qualquer outro sistema de monitorização, como o Apple Watch.
O utilizador apenas necessita de alinhar um dos dedos sobre a câmara do iPhone, sendo que o flash é depois usado e a informação registada pela app. A Google alerta, no entanto, que estas informações podem não ser inteiramente viáveis, e devem ser usadas apenas como referência. Para uma medição correta ainda continua a ser necessário um sensor mais detalhado.
Para medir a respiração, a app aconselha o utilizador a colocar o smartphone sobre uma superfície plana, e a olhar de frente para o mesmo. O Google Fit irá depois analisar a respiração com base nas alterações de luz feitas.
É possível que este sistema venha a ser melhorado no futuro, até tirando proveito dos próprios sensores que a Apple possui para o Face ID. Mas por enquanto o método ainda é algo rudimentar – mas funcional.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!