1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Raspberry Pi

 

Para evitar infeções de malware, a maioria dos utilizadores instalam antivírus nos seus sistemas. No entanto, um grupo de investigadores encontra-se a testar uma forma algo diferente de detetar tal atividade, usando nada mais que um Raspberry Pie.

 

O sistema do Pi Malware Detection permite usar um simples Raspberry Pie para detetar malware sobre um determinado sistema, usando nada mais do que as ondas eletromagnéticas do mesmo. O conceito pode parecer estranho, mas os investigadores responsáveis pelo projeto afirmam que este possui uma eficácia de 99.82%.

 

Os investigadores da Research Institute of Computer Science and Random Systems (IRISA) afirmam que este sistema usa apenas as ondas eletromagnéticas do sistema para identificar padrões usados em ataques de malware, sem que nada tenha de ser digitalmente instalado nos sistemas. O sistema pode não prevenir a instalação do malware, mas é capaz de alertar para a atividade do mesmo com uma impressionante eficácia.

 

Com o treino do sistema para analisar as ondas EM de dados seguros e de malware, é possível criar um padrão que permite ao sistema identificar ataques de malware em curso. Se um padrão de ondas EM é detetado, o sistema alerta para o possível ataque em curso.

 

A principal vantagem deste sistema será mesmo o facto que pode ser instalado como uma ferramenta externa, sem qualquer impacto no sistema hospedeiro. Não é necessário qualquer género de software no sistema ou outras artimanhas para obter a deteção, apenas colocar o Raspberry Pi próximo do mesmo.

 

Obviamente, mais testes necessitam de ser feitos antes que este género de sistemas possa ter uma fiabilidade para substituir um antivírus local...

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech