1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Ataque de drones

 

Um conjunto de engenheiros da empresa Epirus desenvolveram um equipamento que pode muito bem ser considerado um “Drone killer”, tirado de um filme. Apelidado de “Leonidas”, o dispositivo é basicamente uma arma contra drones, capaz de emitir micro-ondas para derrubar qualquer drone no seu percurso.

 

O dispositivo, focado sobretudo para uso militar e das forças de segurança, é capaz de emitir um raio de micro-ondas potente o suficiente para deitar “abaixo” centenas de drones que se encontrem no trajeto em alguns segundos.

 

Segundo o CEO da empresa, o dispositivo foi testado no início deste ano junto de um cliente associado ao governo dos EUA, e na demonstração foi capaz de derrubar mais de 60 drones com apenas um feixe de micro-ondas.

Estas ondas permitem confundir os sistemas elétricos dos drones, levando a que os mesmos se desativem ou percam o controlo, efetivamente “matando-o” durante o voo. O feixe de micro-ondas pode ser bastante preciso, e quanto mais focado mais longe pode ser “disparado” – isto de forma invisível, pois as ondas não são visíveis a olho nu.

 

dispositivo de micro ondas contra drones

 

O dispositivo atualmente está projetado para ser instalado na traseira de carros de patrulha, mas a Epirus afirma estar a desenvolver uma versão “mini”, que poderá ser colocada junto de um drone comum e usada para eliminar outros drones – embora com uma força de atuação mais pequena.

 

Obviamente, o Leonidas foi desenvolvido com foco para forças de autoridade e governos, não para os utilizadores comuns. Como tal, não existe uma venda ao público do mesmo, e cada compra tem de ser monitorizada pela empresa.

No entanto, a Epirus afirma que nada impede um civil de adquirir este dispositivo – não existe nenhuma lei que o proíba.

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech