Se costuma receber chamadas de números desconhecidos no seu telefone, convém ficar atento a um novo esquema que tem vindo a evoluir em Portugal.
Nos últimos dias tem vindo a ser registado um crescente número de chamadas realizadas para utilizadores em Portugal, em nome da “Microsoft”. Estas chamadas começam por provocar o pânico junto das potenciais vítimas, alegando que os seus computadores se encontram comprometidos ou que a licença de proteção do software de segurança expirou.
Estes fazem-se passar como falsos funcionários da Microsoft, na tentativa de ganharem mais credibilidade junto das vítimas.
Para tal, os atacantes incentivam à instalação de um programa de acesso remoto, como o Anydesk, com o objetivo de obterem acesso aos computadores das vítimas e, a partir dai, roubarem a informação das mesmas ou instalarem malware no sistema, exigindo um pagamento para se reaver o acesso.
É extremamente importante que as vítimas não forneçam qualquer dado pessoal, bem como não permitam o acesso remoto aos seus sistemas. Na maioria dos casos os atacantes tentam atrair vítimas com poucos conhecimentos sobre sistemas informáticos ou sobre o uso de computadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!