O WhatsApp é uma excelente plataforma para manter os utilizadores em contacto, mas ao mesmo tempo também pode ser a porta de entrada para algumas atividades menos boas. E recentemente encontra-se a ser propagado um novo esquema que tenta enganar os utilizadores usando o nome da Coca-Cola no processo.
O esquema começa quando os utilizadores recebem uma mensagem a indicar que ganharam um prémio da Coca Cola, como celebração dos seus 130 anos no mercado. O prémio seria um mini-frigorifico, e tudo o que os utilizadores necessitam de fazer será aceder a um link para preencher os dados que faltam.
Quem realizar esse processo acaba por entrar nas teias do phishing, onde o site redireciona os utilizadores para uma página onde são requeridas diversas informações pessoais, juntamente com dados do cartão de crédito para o pagamento dos supostos custos de envio.
Caso a vítima coloque os dados no site, estes passam a encontrar-se sobre o controlo dos atacantes, que os podem assim usar para os mais variados fins.
Além disso, o site criado pelo phishing leva também os utilizadores a terem de partilhar a mensagem com mais contactos, propagando assim ainda mais o esquema. Se a mensagem for recebida por um contacto reconhecido ou próximo, existe mais probabilidade do esquema não ser rapidamente identificado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!