1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ransomware

 

As autoridades na Ucrânia revelaram ter detido os responsáveis de um grupo que terá usado ransomware para atacar mais de 50 empresas em diferentes países.

 

De acordo com o comunicado das autoridades, o suspeito residia na cidade de Kiev, e foi detido juntamente com a sua esposa e três outros suspeitos, todos envolvidos no esquema. O grupo tinha como alvo empresas em vários países, das quais tentava explorara falhas para levar à instalação de ransomware.

 

Além de encriptar os ficheiros, os dados eram igualmente roubados e enviados para sistemas em controlo dos atacantes, que depois era usado como chantagem. As autoridades acreditam que o grupo terá explorado mais de 50 empresas, e obtido pagamentos num total de um milhão de dólares.

 

De momento ainda se desconhece a chave usada para a encriptação dos conteúdos, mas as autoridades já confirmaram que o ataque começava sobretudo por campanhas de spam enviadas para funcionários da empresa.

 

Para limpar o dinheiro, os suspeitos realizavam compras e pagamentos de forma anónima ou usando diferentes identidade em múltiplos serviços, a maioria dos quais se encontram banidos da Ucrânia. Foi ainda descoberto que os suspeitos também forneciam serviços de VPN, que eram usados posteriormente por terceiros para realizarem as suas atividades maliciosas.

 

Os suspeitos encontram-se agora detidos pelas autoridades e vão ser presentes a tribunal para se saber a sentença.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech