Durante o dia de ontem, foi indicado que o site do grupo de ransomware Ragnar Locker estaria sobre o controlo das autoridades. O site, subitamente, começou a apresentar uma mensagem associada com as autoridades, a indicar que teria sido apreendido.
O site teria sido apreendido numa campanha realizada pelas forças de segurança de vários países. E ao que parece, não foi apenas o site que as autoridades terão apreendido, já que foi hoje confirmado que um dos programadores chave do grupo também foi detido.
De acordo com o comunicado da Europol, foram realizadas várias buscas domiciliárias em diferentes países, de suspeitos que se acredita terem relações com o grupo. Foram realizadas buscas nas residências de seis suspeitos, além de terem sido apreendidos nove servidores em controlo dos atacantes.
No entanto, a maior detenção ocorreu em França, onde as autoridades acreditam ter detido o suspeito considerado como o principal programador do grupo Ragnar, e que terá criado o ransomware usado pelo mesmo.
De relembrar que o grupo começou as suas atividades em meados de 2020, tendo atacado mais de 168 empresas a nível internacional. Entre estas encontram-se algumas em Portugal, como a TAP e EDP.
No entanto, é importante referir que o grupo já teria baixas do passado. Em Setembro de 2021, as autoridades na Ucrânia teriam detido dois suspeitos de pertencerem ao grupo, e que terão realizado ataques contra várias entidades. Posteriormente, em outubro de 2022, foi detido mais um suspeito no Canadá.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!