1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

LockBit logo do grupo ransomware

 

Não é todos os dias que os criminosos online surgem a pedir desculpa pelos ataques que realizaram, no entanto, o grupo LockBit veio recentemente com este género de pedido.

 

Recentemente o hospital pediátrico no Canadá SickKids foi alvo de um ataque de ransomware, que terá sido levado a cabo por um afiliado do LockBit. O SickKids é considerado um dos principais hospitais pediátricos no Canadá, sendo que o ataque levou a que vários sistemas internos da instituição ficassem inacessíveis.

 

O ataque terá levado a que sistemas de telefone, de atendimento e vários outros internos, usados para tratar os pacientes, ficassem impossíveis de ser usados. Como resultado deste ataque, para além de ser necessário restaurar os sistemas afetados, as consultas e atendimentos passaram a demorar consideravelmente mais tempo que o previsto.

 

No entanto, o grupo responsável pelo ransomware revelou recentemente, a partir do seu site na rede Tor, um pedido de desculpas para o ataque realizado ao SickKids, tendo também fornecido a ferramenta de desencriptação dos ficheiros de forma totalmente gratuita.

Segundo o grupo, o ataque foi realizado por um dos afiliados do grupo, violando os termos do mesmo em não atacar sistemas que podem colocar em risco a vida de utilizadores. Face a isto, o grupo decidiu fornecer a ferramenta para desencriptação dos ficheiros de forma gratuita.

 

De notar que o LockBit funciona como Ransomware-as-a-service, onde os afiliados recebem uma percentagem dos pagamentos feitos contra diferentes instituições. No entanto, o grupo possui regras para os alvos que podem ser usados nos ataques, e instituições de saúde ou de infraestruturas críticas são consideradas fora dos limites.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech