1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em frente do computador

 

O governo da Ucrânia não começou o dia da melhor forma, tendo em conta que vários dos seus websites e plataformas online foram aparentemente alvo de um forte ataque.

 

As várias plataformas online do governo da Ucrânia foram durante o dia de hoje alvo de um ataque. Os sites apresentam apenas uma mensagem a indicar que todos os conteúdos dos sistemas afetados foram roubados pelos atacantes, tendo sido depois a informação permanentemente destruída.

O ataque não aparenta ter sido de ransomware, uma vez que a mensagem refere explicitamente que os dados foram permanentemente destruídos e sem possibilidade de restauro.

 

O ataque foi inicialmente confirmado pela jornalista Olga Tokariuk, que no Twitter publicou uma imagem do que era possível de verificar nos sites das entidades governamentais do pais. De momento a mensagem já não se encontra visível, segundo o TugaTech conseguiu verificar, mas os sites estão inacessíveis.

 

mensagem do ataque

 

Apesar de existirem algumas exceções, a grande maioria dos sites associados a diferentes ministérios encontra-se inacessível, e possivelmente terão sido os alvos do ataque. No entanto, o ministério da educação, saúde, do desporto e da agricultura, bem como a página dos serviços nacionais de emergência, encontram-se todos inacessíveis.

 

Em entrevista à Reuters, um oficial de topo das forças de segurança do pais aponta a possível origem do ataque para fontes na Rússia. Até ao momento nenhum grupo terá reivindicado publicamente o ataque. É importante relembrar que esta não é a primeira vez que hackers conseguem afetar drasticamente sistemas na Ucrânia, sendo que no passado já existiram ataques a várias infraestruturas essenciais do pais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech