Durante a semana passada foi confirmado que os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) foram alvo de um ataque informático, realizado pelo grupo de ransomware conhecido como Lockbit.
O grupo terá disponibilizado o prazo de aproximadamente oito dias depois do ataque ter sido confirmado, altura em que realizaria a publicação dos ficheiros roubados caso a empresa não pagasse o resgate. Como tal não aconteceu, recentemente os dados foram publicados no site da rede Tor associado ao grupo.
No entanto, desde o início da tarde de hoje, que existem várias confirmações que os sistemas internos da SMTUC e o próprio website da entidade se encontram inacessíveis, sem explicação aparente.
O website encontra-se a apresentar uma mensagem de erro no carregamento. Antes do ataque, e até mesmo durante o período em que o mesmo esteve pendente de publicação dos conteúdos roubados, o site manteve-se em funcionamento. No entanto, durante o inicio da tarde de hoje este começou a apresentar falhas, estando atualmente inacessível. Da mesma forma, existem fontes próximas da empresa que afirmam que vários sistemas internos da mesma encontra-se atualmente com falhas.
Até ao momento não existe qualquer confirmação oficial dos SMTUC sobre o motivo da inacessibilidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!