A AMA - Agência para a modernização Administrativa - é a mais recente vítima de um ataque de ransomware, tendo sido confirmado pelo Centro Nacional de Cibersegurança. De acordo com o comunicado, o incidente terá afetado vários sistemas da plataforma, como o sistema de autenticação.gov.
O incidente terá ocorrido durante o dia de hoje, sendo que teve impacto no acesso a algumas das plataformas. DE momento, serviços como a Autenticação.gov e Gov.ID encontram-se inacessíveis ou com falhas derivado deste ataque.
Ainda se desconhece a extensão do incidente, mas normalmente, num ataque ransomware, conteúdos dos sistemas são encriptados e as vítimas necessitam de realizar o pagamento para reaver os mesmos. Em algumas situações os conteúdos encriptados podem ainda ser roubados para potencial extorsão - e caso o pagamento não seja realizado, passam a ficar disponíveis publicamente.
Até ao momento nenhum grupo de ransomware confirmou a autoria do ataque, e é desconhecido quais os dados que podem eventualmente ter sido afetados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!