A CD Projekt Red, produtora dos reconhecidos títulos Cyberpunk 2077 e The Witcher 3, revelou durante o dia de hoje ter sido vitima de um ataque de ransomware, no qual alguns dados internos da empresa podem ter sido comprometidos.
De acordo com a mensagem partilhada pela empresa no Twitter, os atacantes terão bloqueado o acesso a alguma informação interna da mesma, sendo que não foi no entanto especificado exatamente o que terá sido acedido.
A empresa garante que os dados se encontram salvaguardados e que os backups existentes não foram afetados, mas a empresa tomou medidas imediatas para prevenir a propagação do ransomware a outros sistemas da sua rede interna.
Além da mensagem contendo a informação relativamente ao ransomware, a empresa também divulgou a nota de ransom que os atacantes deixaram nos seus sistemas, e onde os mesmos alegam ter acesso ao código finte de vários jogos da empresa – e que poderá disponibilizar os mesmos para o público caso a editora não realize o pagamento (a quantia não foi revelada).
A empresa sublinha que nenhum dos dados dos seus clientes ou fornecedores terá sido comprometido, sendo que o ataque aparenta ter sido centrado apenas para alguns documentos internos da mesma.
Por sua vez, a CD Projekt Red já confirmou que se encontra a investigar a situação, mas que não irá ceder ao pagamento para os criminosos, o que poderia potenciar ainda mais ataques. A empresa alega ainda que já terá contactado as autoridades competentes para que o caso seja analisado em conformidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!