1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

YouTube hackers

 

Desde Novembro de 2021 que o YouTube passou a obrigar todos os utilizadores do serviço a terem o sistema de autenticação em duas etapas ativo nas suas contas, o que certamente será algo importante para garantir a segurança das contas.

 

No entanto, esta proteção de nada adianta se existem formas de a contornar, e parece que terá sido isso que aconteceu recentemente. Foi recentemente confirmado que hackers estão a conseguir contornar o sistema de autenticação em duas etapas do YouTube, usando os canais de criadores de conteúdos para publicar vídeos de esquemas para criptomoedas.

 

Um dos primeiros relatos desta atividade terá sido de Arun Miani, mais conhecido no YouTube como “Mrwhosetheboss”. Segundo o mesmo, este terá notado que foram publicados vários vídeos relacionados com criptomoedas sobre o seu canal, sem que o mesmo tivesse conhecimento.

Os vídeos, entretanto excluídos, promoviam uma nova criptomoeda e um tinham um link para um site externo onde se poderia realizar a pré-compra das mesmas.

 

Acredita-se que os atacantes terão conseguido contornar a proteção de autenticação em duas etapas do YouTube, possivelmente recorrendo a um ataque conhecido como “SIM Swapping”, onde o cartão SIM das vítimas é clonado e usado para obter acesso a códigos de autenticação nas plataformas online.

 

Até ao momento o YouTube não revelou detalhes sobre este ataque, e ainda se desconhece o que terá originado exatamente o mesmo. Mas ainda assim, tendo em conta que “Mrwhosetheboss” é um canal de destaque no YouTube, é sem dúvida uma falha grave de se ter e que pode afetar vários outros criadores.

 

Roubos de canais do YouTube não são um esquema novo, mas nos últimos tempos tem vindo a propagar-se consideravelmente mais, focados em partilhar sobretudo esquemas de criptomoedas ou para roubar popularidade de criadores conhecidos na plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech