Se é criador de conteúdos na Internet, certamente que está habituado a receber algumas ofertas online das mais variadas fontes. Mas se receber alguma que seja direcionada por parte da Opera, talvez seja melhor ter cuidado sobre a verdadeira origem.
A Opera encontra-se a alertar para um novo esquema de phishing, que se encontra a ser realizado em nome da empresa, e focada sobretudo para criadores de conteúdo online. Segundo a entidade, os atacantes tentam enganar os criadores ao fazerem-se passar como gestores da Opera Software, na procura de promoção ao Opera GX – o navegador da empresa focado para utilizadores do mercado gaming.
As mensagens pedem aos criadores para responderem ao email, afim de iniciarem o processo de parceria. No entanto, durante a conversação, os atacantes vão tentar obter o máximo de dados pessoais das vítimas possíveis, de forma a poderem usar os mesmos para ataques de phishing.
O ataque parece encontrar-se a ser focado para pequenos criadores de conteúdos no YouTube, tendo em conta que serão os mais propícios a caírem no esquema, sobre a promessa que uma empresa como a Opera estaria interessada em promover os seus produtos com o mesmo.
No entanto, no final, podem acabar por ser enganados para entregarem dados pessoais e sensíveis aos atacantes. A empresa afiram ainda que a Opera Software apenas contacta criadores de conteúdos através de agências certificadas para a promoção dos conteúdos, sendo que em nenhum momento entra em contacto a partir de endereços como @gmail ou @outlook.
Em caso de dúvidas, a empresa recomenda que os criadores entrem em contacto direto para o email da entidade, através do endereço gx-media@opera.com.
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