1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

SMS de spam

 

Nos últimos tempos têm vindo a aumentar os casos de mensagens SMS de spam enviadas em Portugal. Na maioria dos casos, estas mensagens tentam enganar os utilizadores sobre os mais variados temas, mas em comum encontra-se o facto que as mesmas possuem um link específico que direciona para sites maliciosos.

 

Com o aumento dos casos, também existe uma grande percentagem de utilizadores que se viram para as redes sociais a partilhar imagens das mesmas. Na maioria das vezes, esta partilha é feita para alertar para o esquema, mas ao mesmo tempo pode-se estar a comprometer informação pessoal com o alerta.

 

Em causa encontra-se exatamente o link que se encontra nestas mensagens. Esse link, na grande maioria das vezes, trata-se de um link encurtado, mas que quando é acedido, possui diferentes variáveis associadas com o utilizador – onde se inclui informação como o número de telefone e nome.

 

exemplo de mensagem de spam

 

Ou seja, a partir deste link, encontra-se quando expandido o número de telefone da vitima (a pessoa que recebeu a SMS de Spam) e em alguns casos o nome da mesma.

Isto é usado pelos atacantes para saberem que pessoa (ou neste caso número de telefone) abriu efetivamente o link. O problema encontra-se quando se partilha para terceiros nas redes sociais.

 

Sem saberem, muitos utilizadores podem estar a partir os seus números de telefone pelas mensagens de spam que recebem, na ideia de pensarem estar a ajudar outros utilizadores com a mesma situação.

 

Se realmente pretende partilhar a informação nas redes sociais, nomeadamente a copia da mensagem, oculte sempre o link associado (ou a parte após a barra do domínio principal). E, será escusado dizer, nunca aceda diretamente aos links que receba por este meio.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech