A partir de Junho, vai ficar mais simples de realizar transferências entre entidades bancárias. Com a nova medida prevista de entrar em vigor, vai ser possível enviar transferências bancárias conhecendo apenas o número de telefone do destinatário – sem que seja necessário usar o IBAN.
Com esta nova funcionalidade, os clientes das instituições bancárias podem realizar rapidamente transferências bancárias usando apenas o número de telefone do destinatário. A funcionalidade é conhecida como “proxy lookup”, e vai facilitar o uso do sistema.
Invés de ter de se usar o IBAN, é possível usar o número de telefone dos destinatários, ou em alternativa, para empresas, usar o NIPC das mesmas. Esta medida deve tornar as transferências bancárias mais simples e evitar possíveis erros – tornando todo o sistema similar ao que se encontra no MBWay.
Esta nova medida deve entrar em vigor a 24 de Junho, sendo que as instituições financeiras devem começar a aceitar as transferências neste formato por volta de setembro. De notar, no entanto, que esta nova funcionalidade não vai ficar disponível automaticamente para todos.
Os clientes devem aceitar receber transferências usando o número de telefone, sendo que, caso contrário, continua a ser necessário usar o IBAN.
Ao contrário do que acontece com o MB Way, a diferença está que os utilizadores não necessitam de instalar aplicações extra para usarem a funcionalidade. A mesma estará integrada com as contas bancárias, independentemente da entidade onde estes se encontram.
Além disso, as entidades bancárias não devem aplicar custos extra para quem pretenda usar esta funcionalidade, sendo que os custos das transferências devem ser iguais às transferências regulares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!