Recentemente foi divulgada publicamente uma lista com mais de 533 milhões de contas de utilizadores do Facebook, contendo informação pessoal associada a vários utilizadores da plataforma – incluindo números de telefone, emails, ids, nomes completos e outros dados.
Desta lista fazem parte mais de 2 milhões de contas associadas com utilizadores em Portugal. A lista tinha sido inicialmente descoberta no início de 2020, onde na altura se encontrava à venda em alguns fóruns associados com atividades de hacking. A diferença encontra-se que, recentemente, a mesma lista começou a ser disponibilizada gratuitamente – ou seja, estará consideravelmente mais acessível, o que não abona a favor dos dados e utilizadores que se encontram na mesma.
Poucas horas depois de a lista ter sido revelada, o site “Have I been Pwned” começou a permitir aos utilizadores pesquisarem pelos seus emails para verificarem se os mesmos estariam afetados. No entanto, esta pesquisa apenas permitia analisar as contas que possuíam efetivamente emails na listagem – e uma grande parte do foco neste leak seriam exatamente os números de telefone.
Depois de analisada a situação, o portal encontra-se agora também a permitir a pesquisa por números de telefone, possibilitando assim aos utilizadores verificarem se os seus números fazem parte dos que terão sido comprometidos.
Para usar este sistema basta aceder ao site do Have I Been Pwned e introduzir o seu número de telefone – este deve ser colocado no formato internacional, que no caso de Portugal será a começar por “+351” ou “351”.
Feito isso, o site deverá indicar se o número de telefone se encontra na lista do leak ou não – e poderá também analisar se o email foi uma das informações que foi comprometida.
Em nota adicional, no momento de escrita deste artigo a pesquisa ainda não possui todos os dados existentes sobre os números de telefone, devido ao considerável tamanho da base de dados e tempo que demora a processar essa informação, algo que pode demorar várias horas. Será aconselhado que realize a pesquisa em diferentes períodos de tempo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!