1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook app smartphone

 

Recentemente começaram a surgir notícias sobre um recente leak do Facebook, onde dados pessoais de 533 milhões de utilizadores podem ter sido afetados. Estas notícias, obviamente, são bastante graves para quem tenha em conta a sua privacidade.

 

No entanto, é necessário ter também em atenção alguns detalhes sobre este leak. Tal como o TugaTech noticiou recentemente, o leak foi disponibilizado gratuitamente em alguns sites da dark web, estando agora disponível para qualquer utilizador descarregar os dados no mesmo.

No entanto, o leak das informações propriamente dito não será algo novo. Na realidade, este leak e dados já tinham sido inicialmente descobertos em finais de 2019. Na altura, os dados estavam disponíveis sobre venda em vários sites da dark web, e portanto, toda a informação existente no mesmo poderia ser considerada já como explorada no passado – e não é de todo recente.

 

Os dados, apesar de se encontrarem disponíveis desde finais de 2019, já estariam acessíveis para utilizadores maliciosos desde essa altura, e certamente a ser usados para os mais variados fins.

Ao longo de 2020, como exemplo, tinha sido criado um bot pago do Telegram que era capaz de fornecer informações sobre vários utilizadores do Facebook usando exatamente esta lista de dados – entre as informações fornecidas encontravam-se os números de telefone e emails, quando existentes.

 

bot telegram leak dados facebook

 

A grande diferença encontra-se no facto que, agora, a lista encontra-se disponível gratuitamente. Ou seja, qualquer utilizador pode descarregar toda a informação existente na lista e usar a mesma para os mais variados fins.

 

É também importante sublinhar que a lista não possui nenhuma senha dos utilizadores, apenas informação que pode ser considerada como pessoal. Entre os dados encontra-se o nome completo dos utilizadores, ID dos perfis, números de telefone e emails, biografia dos perfis e outras informações estatísticas. Alguma desta informação será algo que pode ser também recolhido de forma pública dos perfis – caso as opções de privacidade o permitam – embora se acredite que a lista tenha sido criada com base na recolha de informações por scrapping e através de apps maliciosas desenvolvidas para o efeito.

 

No final, se o seu ID se encontra na lista, não terá de imediato de alterar a senha do Facebook – embora isso seja uma tarefa recomendada de ser feita de tempos a tempos. O importante será que fique atento a possíveis casos de phishing onde os dados da lista possam ser usados para tentar obter acesos a outras contas em diferentes plataformas ou até ao próprio Facebook.

 

Além disso, deve também ter em conta que esses dados podem ser usados para verificar outras listas de senhas vazadas pela internet, e onde efetivamente possa existir a senha da sua conta - caso possua a tendência de usar sempre a mesma senha em diferentes plataformas, o que será um sério risco de segurança.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech