1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

wap billing

 

Os smartphones vieram trazer um novo mundo de possibilidades para muitos utilizadores, e hoje em dia existem sites e aplicações para os mais variados fins. Mas imagine que está a navegar normalmente pela internet e sem qualquer motivo, começa a ser cobrado um valor de 4 euros no seu saldo. Ou pior, o valor é cobrado a cada semana.

 

Isto é exatamente o que acontece a quem é vitima de WAP Billing. Mas do que se trata exatamente este conceito?

 

> O que é?

 

WAP Billing é uma técnica utilizada para enganar os utilizadores, e levar à subscrição de planos de pagamento através do acesso a sites, aplicações ou conteúdos na internet em geral.

 

Na maioria dos casos, estes são serviços de subscrição que prometem o download ou acesso a toques, wallpapers ou serviços diversos, mas que possuem um custo bastante avultado para os consumidores finais. Estes serviços possuem valores consideravelmente elevados, como 4 euros a cada semana ou 1 euro por dia.

 

mulher com smartphone na mão

 

Na maioria dos casos, os utilizadores nem possuem conhecimento que estão a subscrever a um serviço. Esta tarefa é realizada de forma automática quando estes acedem a um site com conteúdo malicioso ou utilizam uma aplicação com conteúdo nefasto.

O único alerta que muitos recebem pode ser apenas uma simples SMS a confirmar a subscrição – mas que muitas vezes é ignorada ou pouco explicita sobre o que realmente se está a ativar. Ou quando verificam a fatura no final do mês – ou o saldo no caso de tarifários de carregamento.

 

Estes serviços eram bastante populares na altura dos telemóveis ainda a “preto e branco”, onde se poderia ativar o download de toques polifónicos e imagens de wallpaper com um simples envio de SMS. Mas, com a chegada dos smartphones, este género de serviços passou a ser praticamente inexistente – e hoje em dia a grande maioria são utilizados apenas para esquemas como os relatados neste artigo.

 

> Como posso ser vítima de WAP Billing?

 

Na realidade, muitos utilizadores podem ser vítimas de WAP Billing e nem se aperceberem que o foram – até que notam uma drástica queda nos valores do saldo disponível ou um aumento no valor da fatura mensal.

 

Por exemplo, basta aceder a um site malicioso ou clicar num determinado link adulterado para que possa estar a subscrever, sem confirmação, a um destes serviços. Isto é o que torna a atividade tão difícil de identificar e corrigir – sendo que os utilizadores podem ser afetados e apenas terem conhecimento disso semanas depois.

 

pagamento 5 euros

 

Em alguns casos, após o serviço ser ativado é enviada uma SMS a informar da ativação, o que será um dos primeiros pontos de alerta. Mas isso pode nem sempre acontecer, ou o conteúdo destas mensagens pode não ser explicito.

 

Caso não seja identificado rapidamente, o serviço de subscrição pode ficar permanentemente associado com o número de telefone e continuar a criar gastos desnecessários para os utilizadores.

 

> Estou a ser vítima de WAP Billing. Como posso corrigir o problema?

 

Se verificou que está a ser vítima de WAP Billing, o primeiro passo a realizar será contactar imediatamente a sua operadora. Esta deverá conseguir verificar rapidamente quais os serviços de subscrição ativos sobre o seu número de telefone, além de cancelar os mesmos se assim o entender.

 

No entanto, esta medida não recupera todo o dinheiro que possa ter gasto na ativação do serviço. Ou seja, quanto mais tempo passar sem identificar que está a ser vítima de WAP Billing, mais irá perder no final.

 

> Como prevenir estas situações?

 

Tal como acontece com as situações onde se é vitima de WAP Billing, uma das formas de prevenir que é alvo deste esquema passa por pedir à sua operadora para desativar os serviços de subscrição.

 

A maioria das operadoras permite que este género de serviços sejam cancelados e bloqueados. Ou seja, mesmo que tente ativar um serviço de subscrição no seu número de telefone, não o irá conseguir realizar.

 

smartphone teclado

 

É importante sublinhar que, caso bloqueie esta funcionalidade no seu número de telefone, serviços de subscrição que tenha ativado legitimamente serão também cancelados – embora isto seja pouco usual numa era de smartphones, onde existem apps para tudo.

 

> Notas finais

 

O WAP Billing é um problema que tem vindo a crescer nos últimos tempos, e muitos podem passar semanas sem terem conhecimento que estão a ser afetados pelo mesmo.

Como sempre, ter atenção aos sites que acede ou às aplicações que instala é um primeiro passo importante a ter em conta.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech