1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ransomware ataque

 

Os ataques de ransomware continuam a ser uma das principais ameaças nos dias de hoje, em parte devido aos elevados ganhos que podem gerar para os atacantes, ao passo que geram grandes prejuízos ou mesmo perdas para quem seja alvo dos mesmos.

 

Como última linha de defesa, em casos de ataques, alguns utilizadores ou até empresas podem ser forçadas a pagarem o resgate requerido, mas nem sempre isso conclui a extorsão. E isso confirma-se num recente estudo realizado pela empresa Venafi.

 

O mesmo, realizado sobre algumas vítimas de ransomware, demonstra como um ataque deste género não termina quando as vitimas pagam para tentarem recuperar os seus dados ou evitarem que os mesmos sejam publicamente revelados.

 

Segundo o estudo, 83% de todas as vítimas de ransomware que realizaram pagamentos foram novamente extorquidas para voltarem a realizar pagamentos duas ou até três vezes. Além disso, 18% das vítimas que pagaram o resgate, ainda assim tiveram os seus dados divulgados pela dark web na mesma.

 

Cerca de 8% das vítimas que não realizaram o pagamento, foram novamente contactados pelos atacantes para tentarem extorquir dinheiro das mesmas com ainda mais ameaças ou as ameaças passaram para os clientes dessas vítimas – no caso de empresas. Já 35% das vítimas que pagaram não foram capazes de recuperar os dados que estavam bloqueados.

 

É importante notar que um ataque de ransomware pode ser considerado como um negócio, e se a reputação de uma entidade específica conhecida por realizar estes ataques se encontra manchada, existe uma forte possibilidade de novas vítimas não realizarem pagamentos – e como tal as receitas serão mais reduzidas.

Isto será válido mesmo tendo em conta que a maioria dos grupos de ransomware possuem campanhas de ataque bastante curtas, e portanto não se importam com a reputação a longo prazo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech