1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Acesso via uma VPN

 

Com os bloqueios e sanções que têm vindo a ser realizadas na Rússia, além do controlo mais apertado por parte das próprias autoridades russas na Internet do pais, cada vez mais o uso de VPNs parece estar a aumentar na região.

 

Desde o início da invasão da Ucrânia por parte do governo da Rússia, o uso de VPNs por entidades no pais tem vindo a aumentar consideravelmente, sendo que em algumas das situações esta será a única forma de os utilizadores continuarem a aceder a serviços que se encontram bloqueados no pais – como é o caso do Facebook, Instagram, entre outros.

 

Estas plataformas são também usadas para quem pretende obter informações que não sejam as propagandas distribuídas pelos meios associados ao governo russo, os quais muitas vezes se juntam a uma elevada fonte de desinformação ou desconhecimento.

 

De acordo com os dados da empresa Top10VPN, a procura por serviços de VPN na Rússia aumentou quase 1092% no dia 5 de Março, altura em que o Facebook foi bloqueado no pais. A procura também aumentou consideravelmente sobre a Ucrânia, com um crescimento de 609% face aos períodos anteriores, o que possivelmente estará a ser feito para garantir mais segurança na transmissão de dados.

 

Estes dados são igualmente confirmados pelas próprias empresas fornecedoras desses serviços. A Surfshark afirma que terá verificado um crescimento de quase 3500% nas vendas de VPNs para a Rússia desde o início dos conflitos, enquanto que a ExpressVPN afirma um aumento de 330% para Rússia face às semanas anteriores ao bloqueio do Facebook. A ProtonVPN também confirma aumentos de 1000% nas vendas para o país.

 

Com cada vez mais medidas a serem impostas contra a Rússia, e cada vez mais limitações no acesso da Internet do pais, acredita-se que a tendência será de estes números virem a aumentar ainda mais durante as próximas semanas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech