Tendo em conta recentes alterações na legislação do estado da Flórida, nos EUA, plataformas como o Pornhub foram banidas. No entanto, novos dados apontam que existe um aumento na procura por serviços de VPN depois deste bloqueio ter sido aplicado.
Segundo os dados da vpnMentor, depois da Flórida ter banido várias plataformas de conteúdos para adultos, como o Pornhub, a procura por serviços de VPN aumentou drasticamente, atingindo os 1000%.
A 25 de Março de 2024, a Flórida implementou novas medidas de verificação de idade para sites com conteúdos de adulto. Esta nova lei obriga a que os sites tenham de validar a idade dos seus visitantes, o que normalmente passa pelo envio do cartão de identidade para a plataforma. Esta nova lei começou a ser obrigatória em todos os sites a 1 de Janeiro de 2025, altura em que o Pornhub decidiu bloquear os acessos desta região.
Aylo, a empresa mãe da plataforma de conteúdos para adultos, afirma que a legislação viola a privacidade dos utilizadores, e que é ineficaz para evitar o acesso de menores ao site. Face a isto, invés de implementar o sistema de verificação, o site bloqueou os acessos.
Pouco depois do bloqueio ter sido aplicado, a procura por plataformas de VPN aumentou de forma considerável, com pesquisas a aumentarem 1150% apenas nas primeiras horas. Nos dias seguintes registou-se igualmente valores elevados na procura por formas de aceder ao site.
Embora muitos utilizadores usem VPNs simplesmente para terem mais privacidade durante a navegação, neste caso o uso será unicamente para terem acesso a conteúdo de adultos. Ao mesmo tempo, demonstra também que a nova legislação não parece impedir que os conteúdos continuem a ser acedidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!