De forma recente, as autoridades italianas aplicaram um bloqueio sobre o ChatGPT da OpenAI, alegando questões sobre a privacidade e recolha de dados. No entanto, parece que o bloqueio levou os utilizadores a procurarem outro género de serviços para continuarem a usar a ferramenta.
Depois de o bloqueio ao ChatGPT ter sido aplicado pelas autoridades italianas, várias empresas fornecedoras de serviços de VPN começaram a verificar um aumento considerável no número de clientes com origem em Itália.
Esta tendência é algo que se verifica também no Google Trends, onde depois do bloqueio, a pesquisa por VPNs aumentou de forma considerável no pais. Como se pode verificar na imagem em seguida, o aumento sente-se depois do dia 1 de Abril, altura em que o bloqueio foi aplicado.
Muitos utilizadores começaram a usar o ChatGPT para as suas tarefas do dia a dia, e muitos devem também usar a mesma para fins profissionais, sendo que este género de bloqueio pode ter impacto na forma como esses trabalhos são feitos.
A PureVPN, um dos fornecedores de VPNs que confirmou esta medida, indica que o volume de tráfego de clientes em Itália aumentou consideravelmente desde o bloqueio, e que os acessos estão a ser feitos sobretudo para acesso ao ChatGPT.
De relembrar que as autoridades italianas encontram-se a colocar questões à OpenAI sobre a possível recolha de dados feita sobre o ChatGPT, bem como devido ao facto da empresa não aplicar limites para o uso do serviço para menores de 13 anos – apesar de se encontrar nos termos que menores não podem usar o ChatGPT, não existe nenhuma limitação de tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!