Com o bloqueio da X no Brasil, muitos utilizadores da plataforma começaram a procurar formas de aceder à plataforma por outros meios que não os oficiais, e uma das tendências passa por usar uma VPN para o acesso.
A VPN permite encriptar os dados dos utilizadores, e permitir que os mesmos aparentem estar localizados noutra zona completamente diferente do mundo, o que permite também contornar algumas das medidas de censura aplicadas de forma local.
De acordo com os dados da plataforma VpnMentor, desde que a X foi bloqueada no Brasil, o uso de plataformas VPN na região aumentou de forma considerável. Os primeiros dados apontam que o uso destas plataformas aumentou quase 1600% em apenas alguns dias.
Na realidade, apenas algumas horas depois do bloqueio ter começado a ser aplicado, o aumento no uso destas aplicações atingiu os 469%, e no dia seguinte passou para os 1600%, a 31 de Agosto.
Além de levar ao uso de mais plataformas VPN, o bloqueio da X tem sido também benéfico para as plataformas rivais da empresa, como o Bluesky e a Threads da Meta. Ainda recentemente o Bluesky confirmou ter ultrapassado dois milhões de novos registos nos últimos dias, em grande parte de utilizadores no Brasil.
Esta tendência para o uso de VPNs não é inteiramente nova quando uma plataforma popular é bloqueada. Também na Venezuela se registou um aumento considerável de uso em VPNs depois do governo local ter bloqueado a X, por alegadamente ter sido usada para protestos sobre as alegadas fraudes nas eleições locais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!