1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker sobre um computador

 

Desde que a invasão da Ucrânia por parte da Rússia começou, várias fontes têm vindo a deixar alertas sobre o aumento considerável de ataques contra as mais variadas entidades ucranianas – tanto empresas como individuais.

 

E a Google volta a reforçar exatamente essa ideia. A Threat Analysis Group (TAG) da Google voltou a reforçar que a quantidade de ataques contra indivíduos na Ucrânia tem vindo a aumentar consideravelmente, a um ritmo alarmante.

 

Segundo os especialistas da Google, o foco parece ser tentar levar ao roubo de dados e informações sensíveis, com o resultado final de prejudicar as entidades ucranianas também na sua vertente digital.

Os especialistas afirmam que os ataques têm vindo a ser realizados por grupos que possuem ligações à Rússia e ao governo de Putin, entre os quais de exemplo o FancyBear e Ghostwriter. Os ataques são dos mais variados géneros, desde mensagens de phishing a exploração de vulnerabilidades conhecidas para infetar os sistemas e roubar informações sigilosas.

 

Existem ainda aumentos consideráveis nos ataques DDoS realizados contra as infraestruturas da Ucrânia, no sentido de debilitar as mesmas e enfraquecer as medidas de segurança, tendo ainda em conta a possível quebra no acesso a informação fundamental para as autoridades locais.

 

Para ajudas as autoridades ucranianas, a Google revelou que irá expandir o “Project Shield”, um serviço que se foca em garantir a proteção contra ataques nos sistemas de várias entidades. Segundo a empresa, o serviço encontra-se atualmente disponível para mais de 150 plataformas na Ucrânia, e que tem vindo a revelar-se fundamental para garantir a continuidade dos serviços.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech