1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Video deepfake da Russia

 

De forma recente as redes sociais voltaram a ser palco da forma como a desinformação pode passar em poucos minutos para milhões de pessoas. Um recente vídeo do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy foi publicado, onde o mesmo apelava aos soldados do pais para se renderem aos russos – mas que nada mais seria que um vídeo deepfake.

 

O vídeo modificado foi inicialmente divulgado no portal Segodnya, um site russo mas focado em divulgar noticias relativas à Ucrânia, mas que aparenta ter sido comprometido para o envio da falsa noticia. Na mensagem do vídeo, Volodymyr Zelenskyy apelava para que os soldados ucranianos baixassem as armas, sendo que o vídeo foi rapidamente partilhado pelas redes sociais e chegou mesmo a passar pela TV Ukraine 24.

 

O próprio presidente da Ucrânia veio algumas horas mais tarde desmentir o vídeo que tinha sido publicado, alegando que o mesmo terá sido criado pelas autoridades russas para criar desinformação para o povo ucraniano.

 

De relembrar que faz apenas duas semanas que o governo Ucraniano tinha alertado para a possibilidade das autoridades Russas e o governo de Vladimir Putin começar a usar deepfakes para propagar falsas mensagens sobre a guerra. Ainda se desconhecem a origem do vídeo ou quem terá criado o mesmo, apesar de todas as indicações levarem para ser mais uma forma de propaganda falsa da Rússia.

 

Desde que o vídeo começou a ser partilhado, várias plataformas sociais começaram também a remover os conteúdos associados a este. O Facebook confirmou recentemente ter encerrado várias páginas associadas a entidades russas que estariam a partilhar o vídeo deepfake na plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech