1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware destrutivo

 

No mesmo dia em que começaram os ataques entre a Rússia e a Ucrânia, várias firmas de segurança afirmam ter descoberto um novo malware em várias redes ucranianas, focado em eliminar dados do mesmo.

 

Segundo revelam as empresas de segurança Symantec e ESET, um novo malware começou recentemente a ser propagado sobre redes internas na Ucrânia, focado em eliminar o máximo de dados possíveis dos mesmos. Este malware acredita-se fazer parte de um novo ciberataque contra as principais entidades ucranianas.

 

Segundo a Symantec, o malware possui uma baixa taxa de deteção pelos sistemas de segurança convencionais, sendo apenas detetado por 16 dos 70 antivírus do portal VirusTotal. O malware encontra-se focado a atacar sobretudo instituições financeiras e governamentais, com ligações ao governo local.

 

malware symantec ucrânia

 

Por outro lado, a ESET afirma que o malware terá sido criado a 28/12/2021, o que indica que o mesmo já estaria pronto para uso faz algum tempo, mas apenas agora começou a ser prontamente distribuído por centenas de redes na Ucrânia.

 

malware da eset

 

O principal objetivo do malware será, efetivamente, eliminar e destruir o máximo de dados possíveis. Uma vez instalado nos sistemas, este procede com a instalação de um serviço que, depois do sistema reiniciar, pode levar à destruição das partições existentes no mesmo e de toda a informação contida nelas.

 

De notar que este é o segundo malware do género que se propaga nas redes da Ucrânia em menos de um mês. No início de Janeiro a Microsoft também confirmou que um malware similar, disfarçado de ransomware, estaria a ser propagado da mesma forma, com foco contra entidades associadas ao governo ucraniano.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech