1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Winamp original skin

 

Para muitos, o Winamp foi um dos primeiros leitores multimédia a instalar no Windows, e certamente que mantém o seu legado. Tendo sido criado em 1997, este foi certamente um leitor que se popularizou no mercado ainda antes de plataformas como o Spotify existirem.

 

Recentemente começaram a existir alguns movimentos para trazer de volta o mítico leitor, sendo que a empresa atualmente responsável pelo programa revelou que iria deixar algumas novidades sobre a marca em breve. No entanto, uma das primeiras medidas agora tomada tem a ver com NFTs.

 

A empresa responsável pelo Winamp revelou que vai colocar a skin origina do programa à venda como uma NFT. A skin vai encontrar-se disponível para compra no mercado da OpenSea entre 16 e 22 de Maio, sendo que será colocada à venda juntamente com 20 outras NFTs associadas ao leitor multimédia.

 

As skins vão ser colocadas à venda por 0.08 ETH, o que corresponde a cerca de 210 dólares no valor atual da criptomoeda. Algumas das skins colocadas como NFTs fora criações de autores na altura, e onde os artistas vão receber 20% dos lucros associados com as vendas da Skin no marketplace.

 

Quanto aos restantes 80%, a empresa afirma que vão ser doados para a “Fundação Winamp”, e distribuídos sobre vários projetos associados com caridade. Um dos primeiros que irá receber apoios será o projeto belga “Music Fund”.

 

Thierry Ascarez, chefe de desenvolvimento de negócios da Winamp, referiu recentemente numa entrevista que os utilizadores que comprarem as NFTs terão direto de copiar, reproduzir e exibir a skin nos mais variados formatos, no entanto não terão os direitos de autor sobre as mesmas. Isto seria previsível, tendo em conta que nem mesmo os autores originais das skins as possuem – ao criar uma skin para o Winamp os utilizadores estão diretamente a fornecer os direitos desta para o Winamp.

 

Resta saber se o projeto vai finalmente ver a luz do dia depois de anos de inatividade, sendo atualizado para os tempos modernos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech