1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Router com a marca da Asus

 

A Asus encontra-se a alertar os donos de routers da empresa para uma nova vulnerabilidade, a qual se encontra a ser explorada ativamente para comprometer os sistemas dos routers e, potencialmente, levar ao roubo de dados.

 

O malware que se encontra a aproveitar as falhas é conhecido como “Cyclops Blink”, sendo que se encontra ligado a entidades russas, nomeadamente a um grupo conhecido como Sandworm.

Este malware foca-se em manter os dispositivos sobre o controlo dos atacantes, com um ponto de comunicação constante depois de afetar o sistema dos mesmos. Como o malware é modular, este pode ser adaptado para vários produtos ao mesmo tempo, e usado para ataques direcionados.

 

De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, o malware parece ter começado a focar-se em routers desprotegidos da Asus, sendo que uma vez instalado, pode obter informação da RAM e do sistema, potencialmente comprometendo informação sensível que passe sobre a rede local onde o mesmo se encontra.

 

O malware parece ter sido criado para atacar sistema de forma indiscriminada. Ou seja, quando este deteta um router potencialmente vulnerável para ataque, o mesmo infeta o sistema e tenta replicar-se para outros equipamentos na rede local – ou até usar a ligação do router afetado para proceder com tentativas de infetar outros dispositivos pela internet.

 

A Asus já confirmou o problema, tendo também fornecido uma nova atualização para o firmware de vários dos seus routers afetados pelas falhas, e que permitem ao malware realizar as suas operações.

 

A empresa aconselha ainda os utilizadores a usarem senhas seguras para o acesso à Interface do router, bem como a desativarem o acesso remoto ao mesmo. Alguns dos equipamentos afetados pela falha encontram-se também em fim de suporte oficial, portanto será improvável que a Asus venha a fornecer atualizações de segurança para os mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech