1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Compressão de ficheiros

 

Existe uma forte possibilidade que já tenha ouvido falar do ZLib, sobretudo se é programador ou costuma usar sistemas de compressão de ficheiros. Este foi criado perto dos anos 1990, sendo descrito como um sistema simples e rápido para a compressão de ficheiros, além de totalmente gratuito e livre de patentes.

 

Este foi originalmente criado para o software PKZIP, mas tornou-se um standard da Internet em 1996. Atualmente é usado sobretudo por utilizadores dos sistemas Linux ou em programas que façam base nessa plataforma (juntamente com o GZIP).

 

Apesar do seu foco para sistemas Linux, na verdade a arquitetura de compressão do ZLib ainda é usada em vários conteúdos e em diferentes sistemas operativos. Por exemplo, os ficheiros DOCX e XLSX do Office usam o Zlib para comprimir e descomprimir os conteúdos dos arquivos. Ficheiros Java, APK e PNG também fazem uso desta tecnologia para o mesmo fim.

 

O Zlib é também usado em vários servidores pela web, como forma de comprimir conteúdos enviados para os utilizadores finais, poupando largura de banda. A tecnologia Brotli da Google, por exemplo, faz uso do Zlib extensamente para comprimir conteúdos.

Ou seja, ainda é uma tecnologia bastante usada nos dias de hoje, mesmo tendo sido criada em 1996. Mas mesmo depois deste tempo, ainda existem falhas que não foram corrigidas.

 

O caçador de bugs Tavis Ormandy, da Google, revelou ter descoberto um bug no ZLib, que o mesmo acreditava ser novo. No entanto, quando foi pesquisar pelo mesmo, descobriu que este tinha sido inicialmente reportado em 2018. O bug tinha sido reportado, mas nunca chegou na versão final do software.

 

No entanto, foi apenas a 27 de Março de 2022 que o bug foi finalmente corrigido, tendo passado todos estes anos despercebido de quem o tinha reportado inicialmente. Apesar do patch encontrar-se disponível, nunca tinha sido lançado na versão final do software, portanto o bug esteve ativo durante anos sem que ninguém desse conta.

 

Portanto, para quem faça uso do ZLib, está agora na altura de corrigir o bug com a nova versão 1.2.12, que foi entretanto lançada. Depois de todos estes anos, a falha foi finalmente corrigida e colocada na versão final do código do programa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech