1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 8 arranque som

 

Sempre que se liga um computador com o Windows, o sistema emite um pequeno som a sinalizar essa tarefa. O som de arranque do Windows é algo icónico de praticamente todas as versões do sistema.

 

Curiosamente, a Microsoft decidiu depois de décadas remover o som de arranque do sistema com o Windows 8. Esta foi a primeira versão do sistema que deixou de ter um som de arranque do sistema, algo que eventualmente viria a retomar com o Windows 11.

 

No entanto, não é como se o sistema estivesse totalmente sem som. Isto porque, durante todo este tempo, o som de arranque do Windows 8 esteve escondido dentro do Windows – e ainda se encontra nas versões mais recentes do mesmo.

 

O mesmo apenas foi agora descoberto devido a Jensen Harris, um ex-funcionário da Microsoft que era responsável pelo departamento de experiência do Windows para os utilizadores. Este foi também a pessoa que se pode “culpar” por o som ter sido retirado do Windows 8.

No entanto, Harris revelou num recente vídeo que o som de arranque do Windows 8 não foi completamente descartado. Na verdade, o mesmo esteve e ainda se encontra sobre as pastas do sistema, apenas escondido da vista de muitos.

 

Para alguns, o som pode não ser propriamente novo, já que é o mesmo que o Windows 10 e 11, só que não se encontrava ativo por padrão nestes sistemas, e muitos podem nunca o ter chegado a ouvir.

 

 

Mas qual o motivo para o som ter sido removido do Windows 8? Segundo Harris, a culpa foi dos portáteis e da forma como a Microsoft estava a puxar o sistema para o futuro.

Na altura em que o Windows 8 foi lançado, o mercado dos portáteis estava a crescer, e era visto pela Microsoft como sendo o futuro dos computadores pessoais, em conjunto com os tablets e a interface touch. Alias, este foi um dos motivos pelo qual o Windows 8 inicialmente começou por fracassar, já que a sua interface estava mais adaptada para uso em dispositivos touch do que propriamente em computadores fixos com teclado e rato.

 

 

Na altura, a Microsoft acreditava que o futuro iria ser touch para computadores pessoais – o que acabou por não acontecer.

No entanto, o som terá sido removido uma vez que este exigia alguns segundos extra de processamento no arranque. Para carregar o som, o sistema necessitava também de carregar as drivers da placa de som e todos os componentes para tal, o que atrasava o processo de arranque do Windows. Logo, a remoção do mesmo ajuda nesse processo – mesmo que seja relativamente curto nos padrões atuais.

 

E para os interessados, o som ainda se encontra no sistema do Windows 10 e 11 nos dias de hoje, sobre a pasta “C:\windows\media” e com o nome “Windows Logon.wav”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech