1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

malware no android

 

Um grupo de investigadores da empresa de segurança Zscaler revelaram ter encontrado um malware que se escondeu na Google Play Store durante mais de três anos.

 

A aplicação maliciosa esteve disponível na Play Store durante cerca de três anos, tendo sido descarregada um milhão de vezes. A mesma encontrava-se mascarada como sendo uma atualização do sistema, sendo que os comentários de muitos utilizadores apontavam para correta atualização, apesar de nada ser realizado nesse sentido.

 

A aplicação, apelidada de “System Update”, uma vez instalada e aberta, apresentava uma mensagem de erro a informar que não tinha sido possível instalar a mesma no sistema. Depois era automaticamente removida da lista de aplicações, deixando de estar visível para o utilizador mas ainda permanecendo instalada no sistema. Depois deste processo, o malware conhecido como “SMSVova” estava instalado, o qual permitia o controlo remoto do equipamento com apenas alguns comandos SMS.

 

exemplo de comando

 

Remotamente, os utilizadores maliciosos poderiam ter acesso total ao equipamento, incluindo aos dados guardados no mesmo. Era ainda possível alterar o código de bloqueio do equipamento, impedindo assim que a maioria dos utilizadores acedesse novamente ao mesmo sem um restauro completo.

 

A aplicação já não se encontra na Play Store, mas este caso não deixa de ser uma lembrança para nunca se descarregarem supostas atualizações do sistema a partir da Play Store. Todas as atualizações são disponibilizadas no sistema OTA do próprio Android.

 

Via Digital Trends







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech