1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android com malware

 

De tempos a tempos o malware consegue contornar as medidas de segurança da Google Play Store para se manter ativo na plataforma, potencialmente afetando um vasto conjunto de utilizadores no processo – que consideram a mesma um meio seguro para instalar apps.

 

É exatamente esse o caso que foi recentemente descoberto por investigadores da empresa Dr.Web, depois de terem revelado que algumas aplicações, presentes na Google Play Store desde Janeiro de 2022, estariam infetadas com malware. Estas aplicações tinham mais de 500.000 downloads, e algumas ainda se encontram disponíveis para download.

 

A maioria das aplicações dizem ser apps de ajuda financeira, editores de fotos ou de tracking e mapas. Estas pretendem levar os utilizadores a descarregar as mesmas para o sistema, obrigando depois ao pagamento de valores elevados para que permaneçam em uso. Na sua maioria, as apps nem fornecem as tarefas que prometem, e apenas apresentam publicidade de forma excessiva e enganadora para levar à subscrição abusiva.

 

exemplos de apps maliciosas na play store

 

Além disso, os investigadores revelaram ainda ter descoberto várias apps que prometem melhorar as funcionalidades do WhatsApp, e que no final acabam por instalar malware nos sistema. Este género de aplicações de mod para o WhatsApp são bastante populares fora da Play Store, mas claro que dentro da loja da Google não são permitidas, por modificarem a forma como o WhatsApp funciona.

 

O que terá sido descoberto será que algumas destas apps estavam disponíveis na Play Store, e continham ainda no seu código malware escondido, que era ativado quando os utilizadores instalavam a app.

 

A melhor proteção contra este género de apps continua a ser os utilizadores terem cuidado sobre todas as permissões requeridas, mesmo que sejam de fontes legitimas como a Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech