Durante a semana passada, a Ronin Network revelou que a plataforma do jogo Axie Infinity teria sido atacada, onde foram roubados mais de 625 milhões de dólares em criptomoedas, entre USDC e Ether. Este roubo foi rapidamente colocado na lista dos maiores realizados na história de todas as criptomoedas.
E aparentemente, o atacante não possui planos de devolver o dinheiro roubado. Recentemente mais de 1400 ETH da carteira usada para o ataque foram movimentados para a plataforma de privacidade Tornado Cash. Esta plataforma é bem conhecida por ser usada por criminosos para tentar ocultar os roubos feitos.
O funcionamento da Tornado Cash é bastante simples. A Blockchain regista todas as transações que são feitas, como tal, um roubo é rapidamente identificado com a carteira associada – mesmo que não se conheça o autor da mesma. O que o Tornado Cash faz é tentar mascarar este pagamento, distribuindo o mesmo por pequenas carteiras de criptomoedas até chegar a uma carteira do atacante.
As criptomoedas são transferidas para uma carteira central, que depois distribui o valor por todas as restantes mais pequenas. Isto permite que, mesmo que os registos estejam publicamente acessíveis, não se conhece exatamente o destino final das moedas virtuais.
Com isto em mente, os atacantes da Axie Infinity começaram a transferir 1400 ETH para esta plataforma, potencialmente para ocultar o rasto das criptomoedas. No total, isto corresponde a cerca de 4,9 milhões de dólares face ao valor atual do mercado das criptomoedas.
De notar que esta transação é apenas uma parte do que foi roubado no ataque, embora tenham já sido realizadas várias transações nos últimos dias para carteiras mais pequenas, de valores como 1 ou 10 ETH.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!