1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android com malware e hacker

 

Se recentemente descarregou algum género de aplicação de antivírus pela Play Store, será melhor verificar se não foi desta lista de seis novas apps descobertas contendo malware.

 

A Google Play Store continua a registar uma crescente lista de apps maliciosas que conseguem contornar as medidas de segurança da empresa para se instalarem na plataforma. E recentemente, segundo a empresa de segurança Check Point, foram descobertas seis apps que se faziam passar por aplicações de antivírus, mas em segundo plano recolhiam dados dos utilizadores.

 

De acordo com a empresa, estas aplicações terão sido descarregadas mais de 15.000 vezes, antes de terem sido removidas pela Google. Enquanto que os utilizadores acreditavam estar a descarregar uma proteção antivírus, na verdade estariam a instalar o malware Sharkbot nos seus dispositivos.

 

O Sharkbot é conhecido por levar as vitimas a introduzirem dados de login em falsas janelas para diferentes plataformas, como o Facebook, Twitter ou Instagram. Além disso, pode ainda recolher dados que o utilizador introduza no sistema, contactos, mensagens e outros conteúdos potencialmente sensíveis.

 

aplicações maliciosas descobertas

 

Assim que estes dados são recolhidos, passam a ser enviados depois para servidores em controlo dos atacantes, onde são usados mais tarde para os mais variados esquemas.

 

As aplicações terão conseguido evitar as medidas de segurança da Play Store visto que apenas ativavam o malware depois de serem instaladas nos dispositivos, alguns dias mais tarde. Portanto o utilizador podia receber uma falsa aplicação que até funcionava como esperado, mas dias mais tarde o malware entrava em ação.

 

É importante notar que, nos últimos tempos, têm vindo a surgir cada vez mais aplicações maliciosas que conseguem contornar as proteções da Play Store para se distribuírem para os utilizadores finais. Este género de aplicações tende a ter um valor relativamente pequeno de downloads, ou até mesmo reviews que denunciam as suas atividades.

Como tal, os utilizadores devem sempre ter atenção aos conteúdos que estão a descarregar, mesmo que sejam de fontes como a Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech